Ecossistemas

A Ilha de Santa Catarina está inserida no Bioma Mata Atlântica, um dos mais ricos em biodiversidade do mundo. A Ilha é composta por ecossistemas terrestres e aquáticos, sendo os principas: Restinga, Manguezal e Floresta Pluvial da Encosta Atlântica.


Restinga


“Restinga é uma palavra usada tanto para designar o tipo de vegetação costeira, como para referir-se às áreas costeiras de solo arenoso, de origem marinha, que formaram as planícies litorâneas” (CECCA, 1999).

A vegetação de restinga pode ser dividida em três tipos conforme à proximidade do mar:

Formações herbáceas: formada por espécies herbáceas e rasteiras, que caracteriza a vegetação das praias. Devido às condições peculiares deste ambiente (alta salinidade, solo muito pobre e arenoso, grande insolação e fortes ventos) esta vegetação desenvolve uma série de adaptações, como folhas pequenas e uma camada de cera, evitando a perda de água e menor contato com o vento.

Formações arbustivas: vegetação de pequeno porte. Ocorre nas dunas, distante do alcance das marés. No entanto, ainda enfrenta problemas de escassez de água, pobreza do solo, ventos e ainda a mobilidade das areias.

Formações arbóreas: localizada nas dunas fixas e nas áreas arenosas planas. Devido a sua posição mais distante em relação ao mar atinge um porte maior, graças a maior quantidade de matéria orgânica e umidade.  


Fonte: http://www.zonacosteira.bio.ufba.br/vrestinga.html
Perfil esquemático da Restinga

Manguezal 

 Os manguezais são ecossistemas típicos de climas tropicais e subtropicais.  Se desenvolvem em locais de águas calmas, nos chamados estuários, ambiente onde ocorre o encontro de águas do rio com águas marinhas (desembocadura dos rios). Estas condições propiciam a deposição de sedimentos que vão formar o substrato lodoso, no qual a vegetação de mangue se desenvolve. No Brasil ocorre do estado do Amapá até o município de Laguna, em Santa Catarina.

São ecossistemas de grande importância ecológica, principalmente por representarem um verdadeiro berçário marinho, onde diversas espécies da fauna utilizam suas águas calmas e ricas em nutrientes para se abrigar, reproduzir e alimentar. Portanto, os manguezais são extremamente importantes para o ciclo de vida de uma infinidade de espécies marinhas. Dentre as espécies que ocorrem ou utilizam este local, podemos destacar: garça, caranguejo, lontra, jacaré-do-papo-amarelo, camarão, diversos peixes, mão-pelada, socó, martim-pescador e muitas outras.

A flora do manguezal é composta pelas seguintes espécies: mangue vermelho (Rhizophora mangle), mangue siriúba ou mangue preto (Avicennia schaueriana), mangue branco (Laguncularia racemosa) e capim praturá (Spartina alterniflora).


Floresta Pluvial da Encosta Atlântica
 
A denominação Floresta Pluvial da Encosta Atlântica ou Floresta Tropical Atlântica foi cunhada pelo professor Roberto Miguel Klein, que teve sua vida dedicada ao estudo da botânica e da ecologia. Esta exuberante cobertura vegetal recebe este nome pois se desenvolve ao longo das encostas das serras, sofre influência do Oceano Atlântico e recebe ventos úmidos ocasionando grande formação de chuva.Devido a esta grande quantidade de chuva e umidade que a floresta tropical possui uma formação vegetal muito rica, densa e com grande variedade de espécies.O porte das árvores pode alcançar de 30 a 35 metros de altura.


Fonte: Zé Paiva - Arquivo FATMA
Floresta Tropical Atlântica