quarta-feira, 1 de junho de 2011


Primeira Oficina de Planejamento

No dia 04 de fevereiro de 2011 realizamos na Escola Estadual Básica Porto do Rio Tavares nossa primeira atividade na escola do ano. Foi uma oficina de planejamento, que, como o nome já diz, planejaríamos as atividades que os professores desenvolveriam ao longo do ano a partir deste ponto inicial. Esta oficina contou com 13 participantes, divididos entre professores, coordenação pedagógica e grupo gestor da escola.

A oficina foi baseada na metodologia DRP (Diagnóstico Rápido Participativo). Desta forma, o encontro foi realizado da seguinte forma: a partir de quatro palavras-chave (meio ambiente, prática pedagógica, Rio Tavares e Escola Porto do Rio Tavares), os participantes teriam de pensar no que “mais gosta” e o que “incomoda”, dentro deste contexto (conjunto de palavras-chave). A ideia central era que os educadores refletissem nas potencialidades e nos desafios de trabalhar o tema “meio ambiente”.

Para começarmos a manhã fizemos a dinâmica da teia da vida, onde foram trabalhados os elos que nos unem, a importância de cada um naquela teia, noções de ecossistema, interdependência e relações ecológicas.

Em seguida, demos início à atividade de planejamento. A primeira etapa foi individual, cada um colocando no papel os elementos que gostavam e os que incomodavam. Posteriormente, os grupos foram divididos em séries iniciais; séries finais e coordenação pedagógica, direção e projetos.

Cada um levou os seus elementos para o grupo, onde estes fizeram uma discussão do que realmente tinha importância para o grande grupo e com quais elementos seriam eleitos. Após definir os elementos, o desafio foi espacializá-los, colocá-los em um mapa. Nesta etapa surgiram algumas dúvidas, principalmente em relação à espacialização de elementos que não são táteis, como comportamentos e atitudes. Finalizando esta parte de espacialização, a tarefa foi cada grupo apresentar aos demais o seu mapa.

O grupo das séries finais colocou como potencialidades para trabalhar, a riqueza vegetal existente no bairro, principalmente, o manguezal. Porém, contrapondo esta riqueza, eles colocaram a má utilização dos recursos naturais, no caso enfocado pelo grupo, a questão do esgoto doméstico lançado ao rio e ao manguezal. Trouxeram outros pontos também, como o problema do trânsito no Rio Tavares, a falta de acessibilidade e mobilidade. Assim como problemas de infraestrutura da escola como um todo, exemplificando com a biblioteca. Este grupo tratou também de questões problemáticas da comunidade escolar, colocando estes problemas como estruturais da comunidade. Sendo que dentro deste contexto, está a falta de interesse pelas questões ambientais.

A equipe da coordenação pedagógica tratou fundamentalmente de questões referentes ao comprometimento com a educação. Colocou como o que “gosta” o saber, o conhecer, a experiência. E o que “incomoda”, as relações, a falta de respeito dentro da escola e o desinteresse geral (comunidade, professores e alunos). Questões como, por exemplo: Como os alunos irão sair da escola? Melhores? Piores? De quem depende isso?

O último grupo a apresentar foi o das séries iniciais. Este grupo desenhou como representação no mapa duas nuvens, uma cinza e outra branca, representando o que incomoda e o que gosta. Trataram de questões como a necessidade de limpeza e organização do ambiente, conforto no ambiente de estudo. Falaram também da importância da conscientização e de cultivar valores. Como questões que “incomodam” o grupo, estão os problemas com trânsito no Rio Tavares, a poluição sonora que a escola está submetida, entre outros. O grupo colocou também a dificuldade de trabalhar as questões ambientais, comparando o que seria o ideal com o que acontece realmente.

A partir das apresentações do que os grupos colocaram como o que “gostam” e o que “incomoda”, dentro dos eixos temáticos, a idéia era criar um plano de ação com base nos elementos. Ou seja, planejar ações dentro de suas disciplinas, elaborar projetos, atividades, etc. Porém esta etapa não pode ser iniciada por falta de tempo e será realizada individualmente com cada professor.


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